Categoria Open: R$ 250,00
Categoria Super Stock: R$ 330,00
(já incluso combustível Tornado 25%)
2 Categorias - R$ 400,00
(com combustível incluso apenas para as corridas da Super Stock)
Promoção: Motor 3T SP2012 - R$ 600,00 para o evento.
REGULAMENTO
Regulamento
Geral Camp. Brasileiro 1:8 On Road 2012
INTRODUÇÃO
O Campeonato
Brasileiro On Road 2012 Categoria 1:8, será realizado nos dias 25 e 26 de
agosto de 2012.
Cada
participante poderá utilizar um único carro em cada categoria que estiver
participando. Se o piloto estiver participande de duas categorias, pode
utilizar o mesmo carro nas duas categorias.
As hipóteses
não previstas neste regulamento serão decididas pelo Diretor de Prova. O
Diretor de prova pode promover a alteração do cronograma se julgar necessário,
para o bom andamento do evento.
Também
procuramos esclarecer aqui os itens a serem vistoriados, nos colocando à
disposição para eventuais dúvidas. Esperamos que com esse regulamento todos
possam ter as mesmas condições de competitividade, privilegiando deste modo, os
melhores pilotos e mecânicos.
A – CATEGORIAS
e Quantidade de Etapas.
Sera realizado
em Etapa Unica em 2012.
B – LOCAIS,
DATAS e CATEGORIAS:
Pista: –
Fazenda Vesuvio SP
DATA: 25 e 26
de Agosto de 2012
Categoria 1:8
Pro
Categoria 1:8
Super Stock
C - INSCRIÇÕES
E TAXAS
C.1 - O
interessado em participar do campeonato deverá estar obrigatoriamente filiado à
FEBARC. A inscrição é individual e intransferível e não reembolsável. As inscrições
no Campeonato Brasileiro 2012 serão feitas através do site: www.brasilrc.com
e devem ser feitas até 10 dias que antecede o evento, ao recebermos o e-mail de
confirmação, informaremos os dados para deposito da taxa de inscrição.
C.2 - Cada
piloto receberá um código que será convertido em centavos para identificação do
deposito.
Para
participar da Categoria de 1/8 Pro R$ 250,00.
Para as
Categorias 1:8 Super Stock R$ 330,00
Para
participar das duas categorias R$ 400,00
C.3 - As
inscrições encerram se 10 dias que antecede cada evento e o pagamento da taxa
de inscrição deverá ser confirmado em até 8 dias que antecede cada evento.
D –
REGULAMENTAÇÃO DAS CORRIDAS.
Categoria 1:8
Pro e Super Stock. As atividades dos pilotos e mecânicos só poderão iniciar a
partir das 07h00min e poderão estender-se, no máximo, até às 18h00min ou
enquanto tenha iluminação natural.
E – REGISTRO e
VISTORIA TÉCNICA:
E.1 - A mesa
de registro ficará aberta durante a sexta e sábado das 8horas às 17 horas. No
domingo ficará aberta das 7 horas às 8 horas.
E.2 - Todos os
participantes deverão fazer o registro do piloto antes de iniciar as atividades
na pista ou no box.
E.3 - No
momento do Registro os pilotos receberão 03 adesivos com números para fixar no
carro. Deverão estar fixados nas duas laterais e na parte frontal (parabrisa) e
terão o chassi do carro lacrado.
E.4 - É
responsabilidade de cada piloto estar com seu carro de acordo com as regras
estabelecidas para o Campeonato Brasileiro 2012. O não cumprimento deste artigo
implicará na desqualificação do mesmo.
E.5 - A mesa
de vistoria técnica ficará aberta durante todo o evento. Porém não existe a
obrigatoriedade de realizar a vistoria técnica, contudo somente será permitido
realizar a vistoria técnica após o registro do piloto.
E.6 - O chassi
devera ser apresentado na vistoria técnica nos horários e critérios estipulados
pelo cronograma do evento.
F –
RECOLOCADORES:
Serão
contratados recoladores para todo o evento. Porem se o numero de recolocadores
nao forem suficientes, os pilotos poderao ser convocados a colaborar com o
servico de recolocacao..
No caso dos
pilotos serem convocados
F.1 - Os
pilotos exercerão a função de recolocadores e estarão sob a orientação do
diretor de prova e Fiscais de Box. Os pilotos farão o revezamento através deste
critério.
F.2 - Os
recolocadores são responsáveis pela reposição correta do automodelo na pista,
em caso de quebra ou pane do automodelo o recolocar devera levar o mesmo ate a
área de Box e deixar o automodelo no local determinado pelos fiscais de Box.
F.3 - Durante
as tomadas de tempo, os pilotos do ultimo grupo serão os recolocadores do
primeiro grupo, e assim por diante.
F.4 - Na
primeira prova subfinal do dia, os recolocadores serão os pilotos que já estão
classificados para a ultima prova semi final do dia. Ao final da prova subfinal
que acabou de correr, os pilotos serão os recolocadores da próxima prova
subfinal.. e assim por diante. Ex: Inicio da Quarta de Final A ou B Ligth os
recolocadores serão os pilotos da Semi final Pro A.
Para as Provas
Finais, os pilotos de uma prova final serão os recolocadores da outra prova
final. Ex: Nas Prova Final da Categoria Master os recolocadores serão os
finalistas da Categoria Ligth, e assim por diante ate fechar o ciclo.
F.5 - Os
pilotos que estiverem incapacitados de fazer o serviço de recolocadores devem
obrigatoriamente indicar outra pessoa para ocupar o seu lugar.
F.6 - Todos os
recolocadores serão identificados com coletes numerados. Cada recolocador terá
sua posição demarcada por um pequeno cone numerado.
F.7 - Os
pilotos que não cumprirem esta determinação, serão penalizados. Vide os artigos
referente a Penalizacoes>>Recolocadores.
G -
SOLICITAÇÃO DE VISTORIA TÉCNICA
G.1 - Caberá
somente ao piloto participante solicitar ao Diretor de Prova vistoria técnica
suplementar de qualquer carro. Para isso o piloto deverá estar participando da
mesma categoria e deverá proceder da seguinte forma:
G.2 -Preencher
formulário próprio.
G.3 - Pagar
uma taxa no valor da inscrição da prova.
G.4 - Caso não
seja procedente a reclamação, 50% do valor recolhido da taxa de vistoria
reverterá em favor do dono do carro vistoriado.
G.5 - Caso
seja procedente a reclamação, o Diretor de Prova desclassificará ou
desqualificará o piloto envolvido na ocorrência, de acordo com a gravidade do
fato. O requerente não arcará com qualquer custo da vistoria, tendo o valor
pago pela taxa de vistoria, reembolsado.
G.6 - A
presença dos envolvidos durante a solicitação de vistoria e julgamento é obrigatória.
G.7 - A
direção de prova também poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer
carro quando ocorrer significativa discrepância dos tempos comparados entre
pilotos do mesmo nível.
H - RADIO e
FREQÜÊNCIA
H.1 - Todos os
pilotos deverão deixar os rádios em parque fechado, com exceção os rádios de
freqüência modular.
H.2 - O piloto
que não utilizar o sistema DSM de freqüência deverá ter obrigatoriamente, duas
freqüências diferentes para a inscrição.
H.3 - Em caso
da ocorrência de freqüências iguais durante as tomadas de tempo, o Diretor de
provas deverá chamar os pilotos e propor a troca de freqüência dentro do
espírito esportivo. Caso não ocorra a troca, os pilotos deverão ser separados
dos hits de tomadas.
H.4 - Nas
provas subfinais e final, a preferência absoluta é do piloto que estiver mais
bem classificado no campeonato, não cabendo recurso.
H.5 - *No caso
de troca de frequência a direção de prova concederá 10 minutos para o piloto
realizar a troca da frequência.
I -
QUANTIDADES DE PROVAS PELO NÚMERO DE INSCRITOS.
Para Todas as
Categorias 1:8 Pro e Super Stock:
I.1 - Até 10
pilotos – Uma Final. Classificam-se na ordem exata dos melhores tempos.
I.2 - Até 24
pilotos – Uma Final e duas Semifinais.
I.3 - Acima de
25 pilotos – Uma Final, duas Semifinais e Quartas de final (tantas quantas
forem necessárias).
J - SENSORES
J.1 - Serão
utilizados sensores tipo personal transponder AMBrc. Os pilotos que não tiverem
os sensores personal AMBrc poderão alugar o sensor.
J.2 - Os
sensores utilizados serão de total responsabilidade do piloto, mesmo os
sensores alugados.
J.3 - Durante
a prova, caso seja notado que o sensor não está marcando a volta, o responsável
(ou mecânico) pela equipe do piloto envolvido deverá parar o carro no Box, e
será verificada a seguinte possibilidade:
J.3.1 - Sensor
do carro intacto. Atitude: Comunicar imediatamente ao fiscal, e retornar a
pista.
J.3.2 - Sensor
fora do carro (intacto). Atitude: Mecânico deverá recolocar o sensor com a
prova em andamento, e retornar à pista.
J.4 - O piloto
que não tiver o sensor deverá deixar um cheque caução no calor de R$ 400,00. Ao
final do evento o piloto deverá devolver o sensor intacto, ou o cheque deixado
em caução será descontado junto ao banco.
J.5 - Ao final
do evento o piloto que não devolver o sensor será desqualificado da prova em
questão.
K - CORRIDAS
K.1 - Treinos
Livres.
K.1.1 - Serão
realizados com grupos de até 15 pilotos.
K.1.2 - Será
levado em conta o número de pilotos inscritos para a competição. O tempo total
para os treinos livres deverá ser igual para todos os pilotos. Ex: Para 25
participantes, seriam: 03 baterias de 20 min., divididas pelo número de
participantes. Portanto, uma bateria com nove pilotos e duas com oito pilotos.
K.2 - Tomada
de tempo: Poderá ser realizada com até 12 pilotos. Duração da prova:
Categoria 1:8
Pro: 07 minutos
Categoria 1:8
Super Stock: 07 minutos
K.3 - Serão
realizadas no máximo 04 tomadas de tempo para todas as categorias. Será
considerada a melhor tomada de tempo para efeito de classificação. No caso de
empate será considerada a segunda melhor tomada de tempo.
K.4 - Os
Quatro melhores pilotos estarão classificados para a Grande Final
K.5 - Antes do
início de cada tomada de tempo a pista ficará aberta por 03 (três) minutos,
somente para os integrantes do hit. Formação de grid:
Até 10
pilotos: Final direta com grid ordenado pelos resultados das tomadas de tempo.
Até 24
pilotos: Os 4 (quatro) primeiros estao classificados para a final. Os outros
pilotos são divididos em 02 semifinais através do seguinte critério:
5º colocado na
tomada de tempo: 1º lugar semifinal A
6º colocado na
tomada de tempo: 1º lugar semifinal B
7º colocado na
tomada de tempo: 2º lugar semifinal A
8º colocado na
tomada de tempo: 2º lugar semifinal B...24º colocado na tomada de tempo: 10º
lugar semifinal B
Acima de 24
pilotos: Os 4 (quatro) primeiros estao classificados para a final, os 14
(quatorze) seguintes estao classificados para as Semi Finais e o restante dos
pilotos será dividido em quantas subfinais forem necessárias.
K.6 - Tempo
das Provas:
Sub-finais
(Quartas de finais e Oitavas de finais)
Categoria 1:8
Pro -20 minutos
Categoria 1:8
Super Stock-20 minutos
Semifinais
Categoria 1:8
Pro -20 minutos
Categoria 1:8
Super Stock-20 minutos
Prova Final
Categoria 1:8
Pro - 45 minutos
Categoria 1:8
Super Stock-45 minutos
O diretor de
prova poderá alterar o cronograma das prova se houver necessidade para o bom
andamento do evento.
K.7 -
Critérios de acesso:
Apos as
Tomadas de Tempo:
- Os 04
melhores pilotos estarão classificados para a Final.
O 1º Colocado
da Tomada de Tempo recebe a posição do 1º Lugar
O 2º Colocado
da Tomada de Tempo recebe a posição do 2º Lugar
O 3º Colocado
da Tomada de Tempo recebe a posição do 3º Lugar
O 4º Colocado
da Tomada de Tempo recebe a posição do 4º Lugar
Para todas as
sub-finais até a formação dos grids das semifinais
- Os 03 (Tres)
primeiros colocados classificam-se para a subfinal acima. (para o exemplo
acima, os 03 (tres) primeiros colocados na oitava-de-final sobem para as
quartas-de-final, posteriormente os 03 (Tres) primeiros colocados em cada
quarta-de-final sobem para as semifinais).
Para o acesso
a final
-
Classificam-se os 02 ( dois) primeiros colocados de cada semifinal, e mais dois
outros pilotos por índice técnico os 2 pilotos mais bem classificados entre as
duas provas semi finais), valendo o melhor tempo total de sua semifinal,
independente da colocação final
K.8 - No caso
de uma das provas semifinais correr com piso molhado e e a outra semi final
correr no seco e/ou no caso de uma ou as Duas provas Semi Final forem
finalizada com o tempo menor ou diferente ou houver pane no sistema de
cronometragem: O critério para formação do GRID de largada será montado de
acordo com o seguinte procedimento:
O 1º Colocado
da Tomada de Tempo recebe a posição do 1º Lugar
O 2º Colocado
da Tomada de Tempo recebe a posição do 2º Lugar
O 3º Colocado
da Tomada de Tempo recebe a posição do 3º Lugar
O 4º Colocado
da Tomada de Tempo recebe a posição do 4º Lugar
O 1º Colocado
da SEMI A recebe a posição de 5º Lugar
O 1º Colocado
da SEMI B recebe a posição do 6º Lugar
O 2º Colocado
da SEMI A recebe a posição do 7º Lugar
O 2º Colocado
da SEMI B recebe a posição do 8º Lugar
O 3º Colocado
da SEMI A recebe a posição do 9º Lugar
O 3º Colocado
da SEMI B recebe a posição do 10º Lugar
E assim por
diante...
L -
PROCEDIMENTOS DE CORRIDA
O Procedimento
de corrida está em anexo ao livro de especificações técnico de cada categoria.
N -
POSICIONAMENTO DOS PILOTOS E MECANICOS
N.1 - Para as
tomadas de tempo, os pilotos e mecanicos estarão livres para escolherem o lugar
que desejam, porem devem estar ficar logo abaixo do seu piloto, na largada das
tomadas de tempo, os mecanicos devem se posicionar no local indicado para
soltar os carros na ordem de largada.
N.2 - provas
sub-finais e finais, os pilotos estarão livres para escolherem o seu
posicionamento no palanque de acordo com a ordem de largada, isto é o piloto
que largar em 1º lugar tem prioridade e assim por diante, sendo obrigatório o
acompanhamento dos seus mecânicos nos boxes na mesma posição.
O - SITUACOES
ESPECIAIS DE CORRIDA
Em caso de
pane de cronometragem e/ou causas naturais como chuva, falta de luz natural (e
na ausência de iluminação artificial), ou qualquer outra situação similar que
impeça o andamento normal das provas.
O.1 - No
inicio do dia Sabado, aguardar até as o horário Maximo de 17:00 horas, para dar
o encerramento das atividades do dia. Em caso de chuva e ela persistir durante
todo o SABADO (dia de tomadas de tempo), no DOMINGO o cronograma será alterado
para que possam ser realizadas as tomadas de tempo, provas sub finais e provas
finais.
O.2 - O
horário máximo para iniciar a ultima prova do dia será às 17h. Quando houver
provas em horário de verão o horário maximo será 17:45h.
O.2.1 - Não
havendo condições para iniciar a ultima prova do dia no horário limite, fica
valendo como resultado final a classificação obtida até o momento, seja tomadas
de tempo, provas subfinais ou finais.
O.3 - Na
impossibilidade de realizar as tomadas de tempo, provas subfinais e final. A Etapa
será declarada encerrada e todos os participantes receberão pontos de 11º lugar
e poderão utilizar a etapa como descarte.
O.4 - Todas as
provas sub finais e finais poderão ter seu tempo reduzido pelo diretor de prova
para ajustar o cronograma para o bom andamento do evento.
As tomadas de
tempo de 7 minutos para 5 minutos.
As provas de
20 minutos para 15 minutos.
As provas de
45 minutos para 30 minutos.
O.5 - Em caso
da chuva ocorrer durante as tomada de tempo, a tomada de tempo deverá ser
interrompida para preservar o principio de igualdade de condições a todos os
pilotos.
O.5.1 - A
direção de prova aguardará 60 minutos para que a pista esteja seca novamente,
para o reinicio das tomadas de tempo. No caso da chuva persistir a Serie de
tomadas de tempo que foi interrompida será cancelada.
O.6 – Chuva
nas provas Finais:
O.6.1 -
Durante uma prova, seja ela sub final, semifinal ou final, no caso de pane de
cronometragem e/ou causas naturais como chuva, falta e luminosidade natural ou
artificial ou qualquer outra situação que impeça a continuidade da prova o
diretor de prova poderá interromper a prova a qualquer momento.
O.6.2 - Se
tiver sido percorrido ate 20% do tempo regulamentar da prova em questão (seja o
tempo original ou reduzido), cancelar a prova e aguardar, no máximo, 60
minutos. será feito nova largada com tempo total de corrida se houver condições
de continuar a prova.
O.6.3 - Se
houver sido percorrido de mais de 20% e menos de 75% da prova em questão, a
prova será paralisada e verificado o tempo que falta para completar a prova.
Será realizada uma nova largada com duracao que faltava, ate completar o tempo
total ou no mínimo de 75% do tempo total de prova. A nova re-largada sera feita
do box, mantendo as posições no momento da interrupção. Os pilotos serão
chamados nominalmente.
Os tempos das
duas sessões serão somados simplesmente e será declarado final de prova.Ex:
Tempo de corrida 30 minutos, houve uma interrupção com 12 minutos (40% do tempo
total da prova) de prova. Sera realizado uma nova largada com 18 minutos de
prova. Os tempos da 1 parte serao somados com a 2 parte.
O.6.3.1 -
Todos os carros ficarão em parque fechado e não poderá sofrer qualquer
manutenção até o inicio da re-largada.
O.6.3.2 -
Antes de re-largar o diretor de prova abrira o tempo de 1 minuto para
aquecimento dos motores e imediatamente será feita nova re-largada. Unica
manutenção permitida é o Reabastecimento dos carros. Qualquer outro tipo de
manutenção o piloto Largara em ultimo e sera penalizado com um Stop & Go.
O.6.4 - Se
tiver sido percorrido mais de 75% do tempo regulamentar de prova, o diretor de
prova poderá a qualquer momento interromper a prova se não houver condições de
finalizar a corrida em segurança. E será declarado final de prova mantendo as
posições obtidas até o momento da interrupção. Se após 60 minutos não tiver
condições para continuar, será encerrada.
O.6.5 - Nas
situações em que a prova FINAL não for finalizada e as prova semifinais forem
realizadas com o tempo total de prova será considerado como resultado final o
Resultado das Provas Semi Finais. a FORMAÇÃO DO GRID de LARGADA da PROVA FINAL.
O.6.6 - No
caso da Prova Final não for finalizada pelo motivo de chuva e/ou pane no
sistema de cronometragem e uma ou as duas provas semi finais forem realizadas
com mais de 75% do tempo total de prova valido e menos que 100% do tempo total
de prova valido e/ou forem finalizadas com tempo total de prova diferente, e a
prova FINAL não for finalizada e será considerado como resultado final para a
Classificação Geral:
O 1º Colocado
da Tomada de Tempo recebe a pontuação do 1º Lugar
O 2º Colocado
da Tomada de Tempo recebe a pontuação do 2º Lugar
O 3º Colocado
da Tomada de Tempo recebe a pontuação do 3º Lugar
O 4º Colocado
da Tomada de Tempo recebe a pontuação do 4º Lugar
E assim por
diante ate.... até o final das duas Provas Semi Finais.
O.6.7 - Se uma
ou as duas provas Quartas de finais forem finalizadas com mais de 75% do tempo
total de prova e menos que 100% do tempo total de prova, para classificação
geral será usado o mesmo critério acima descrito.
P - PANE NO
SISTEMA DE CRONOMETRAGEM.
P.1 - Serão
adotados os mesmos procedimentos para o caso de chuva. Caberá ao Diretor de
Prova a decisão final.
Q -
PROCEDIMENTO PARA PILOTOS E MECANICOS
Q.1 - Todos os
participantes deverão comportar-se de maneira cordial, desportiva e ética, não
sendo permitido palavrões, ofensas gerais ou pessoais e interferências no
andamento da competição.
Q.2 - Os
mecânicos deverão se posicionar nos boxes correspondentes ao do piloto no
palanque.
Q.3 - Os
pilotos deverão parar os carros no boxe correspondente ao seu mecânico.
Q.4 - Receber
os carros dos gandulas para reparos somente nas plataformas laterais dos boxes
ou em área determinada.
Q.5 -
Recolocar os carros na pista de rolagem com a máxima atenção em relação a
outros carros que possam estar entrando ou saindo dos boxes de forma a evitar
acidentes ou obstruir outros carros.
Q.6 -
Abastecer o carro fora da área da pista de rolagem do Box.
Q.7 - Limpar a
pista com um pano no caso de derrame de combustível.
Q.8 - Deixar a
área dos boxes limpa e sem seus equipamentos e ferramentas.
Q.9 - Entregar
o carro e acompanhar a vistoria no final das tomadas de tempo e sub-finais.
Q.10 -
Adentrar nos boxes somente quando autorizado pelo Diretor de Prova.
R -
PENALIZACOES
R.1 - Serão
aplicados, pelo Diretor de Prova, aos pilotos ou membros de sua equipe quando
do não cumprimento do regulamento.
R.2 - Salvo as
penalizações previstas que não cabe recurso, as demais caberão recurso, em
formulário próprio, dirigido à Organização, resguardando assim o princípio da
ampla defesa.
R3 - As
penalizações serão divididas em:
R.3.1 -
Advertência Verbal
R.3.2 - Stop
& Go
R.3.3 -
Desqualificação
R.3.4 -
Desclassificação.
R.4 -
Advertência Verbal: O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte
forma:
Piloto XXXX,
você esta sendo advertido verbalmente por XXXXXXXX.
Enquadra-se
nessa categoria de penalização: Os casos que não interfiram no desempenho dos
pilotos adversários, como:
R.4.1 -
Obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido;
R.4.2 -
Adentrar o box em velocidade exagerada.
R.5 - Stop
& Go Considera-se uma penalizacao Grave.
R.5.1 - Cada
piloto podera receber no maximo de 4 Stop & Go durante o evento. Após o 4º
Stop & Go na próxima penalização grave o piloto é desclassificado da prova.
R.6 - Como
cumprir o Stop & Go.
R.6.1 - O
mecânico devera comunicar previamente em que volta ele estará cumprindo a
penalização e prestar atenção ao soltar o carro evitando acidentes
desnecessários e penalizacões.
R.6.2 -O
piloto deve entrar pela pista de rolagem do Box, parar o carro no seu Box, o
seu mecânico irá levantar o carro e soltar o carro para que o piloto possa
retornar à pista.
R.6.3 - O
piloto penalizado terá três voltas para cumprir o Stop and Go.
R.6.4 - No
caso do piloto não cumprir a sua penalização, o mesmo será desclassificado da
prova.
R.6.5 - No
caso de faltar menos de três voltas para o termino da prova e o piloto não
cumpriu sua penalização, o piloto terá acrescido 15 segundos ao seu tempo, sem
direito a recurso
R.6.6 - E'
proibido fazer qualquer manutenção no carro durante o cumprimento do Stop &
Go.
R.6.7 - E'
proibido reabastecer durante o cumprimento do Stop & Go.
R.7 - O
Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma:Piloto XXXX,
"Stop and Go", você esta sendo penalizado por XXXXXXXX. Enquadra-se
nessa categoria de penalização os casos que interfiram no desempenho dos
pilotos adversários, ou em faltas consideradas graves, como:
R.7.1 - Piloto
retardatário obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido;
R.7.2 - Usar
termos de baixo calão (tanto o piloto quanto integrante de sua equipe);
R.7.3 - Tocar
um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro
piloto;
R.7.4 - Ao
receber 02 advertências verbais no mesmo evento;
R.7.5 - Falta
de condições técnicas do equipamento e/ou pilotagem de forma a causar prejuízos
(acidentes graves) aos demais pilotos;
R.7.6 - Queima
de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada);
R.7.7 -
Obstruir o fluxo nos boxes;
R.7.8 - Parar
os carros com os pés;
R.7.9 -
Realizar reparos do automodelo na pista;
R.8 -
RECOLOCADORES
S -
DESQUALIFICACAO
S.1 - Não
pagamento da taxa de inscrição da etapa;
S.2 - Deixar de
apresentar o veículo para a vistoria após solicitação do inspetor técnico seja
nas tomadas de tempo e sub-finais ou final.
S.3 - Reter o
radio-controle nos boxes fora do horário permitido para recarga de baterias,
depois de solicitado insistentemente pelo Diretor de Prova;
S.4 - Reter o
sensor depois de solicitado insistentemente pelo Diretor de Prova;
S.5 - Levar o
equipamento de partida (caixa de start ou similar) para o grid de largada.
S.6 - Estar em
desacordo com as regras técnicas.
S.7 - Nao
entregar o automodelo para que seja realizada a vistoria técnica após as
tomadas de tempo.
T -
DESCLASSIFICACAO
T.1 - Retirar
o carro antes do Vistoriador Técnico autorizar a liberação dos carros nas
provas subfinal, semifinal e final.
T.2 - Nos
casos de agressões verbais descontroladas;
T.3 - Nos
casos de condutas irregulares intencionais durante a etapa;
T.4 - Pilotar
de forma que interfira no resultado da corrida. Espera deliberada por outro
carro será considerado como delito grave e resultará em imediata desclassificação.
T.5 - Violar
ou substituir qualquer parte do carro sem aviso e autorização da Direção da
Prova;
T.6 - Passar o
sensor na antena de captação do sinal.
T.7 - Insistir
em manter o carro com algum problema técnico (Ex.: pipa solta ou quebrada, pneu
rasgado ou descolado que interfira na estabilidade do carro, etc) na pista,
colocando em risco a posição dos pilotos adversários.
T.8 - No
término da prova final nenhum piloto poderá entrar nos boxes com o seu carro,
devendo parar no grid de largada, onde somente o Diretor de Prova ou seu
assistente terá acesso aos carros.
T.9 - As
penalizações são acumulativas durante o evento. A tolerância máxima de
penalizacoes sera de quatro (4) “stop and GO” durante o evento. Ao receber a
quinta penalização o piloto estará desclassificado do evento.
T.10 –Por
Motivos de Seguranca, na area de box e na pista, fica terminantemente proibido utilizar
produtos liquidos ou gazeificados para resfriar o motor e partes do motor como:
cabecote, bloco do motor e carburador) O
piloto/mecânico que for flagrado pelos fiscais de Box automaticamente
DESCLASSIFICADO.
U - SUSPENSAO
U.1 - Nos
casos de fraude intencional do regulamento (ex: troca de carro ou chassis sem
permissão da direção de prova, troca de pilotos durante o evento);
U.2 - Na
segunda desclassificação durante a temporada;
V - ELIMINACAO
DO CAMPEONATO
V.1 - Nos
casos de agressões físicas.
V.1.1 - O
piloto ficará suspenso de qualquer atividade da FEBARC pelo período de 120
dias.
X - PONTUACAO
SOB PENALIDADE
X.1 - Os
pilotos desclassificados não pontuarão nas respectivas provas e nem poderão
utilizá-la como descarte.
X.2 - Os
pilotos desqualificados durante as provas subfinais e semifinais, receberão a
pontuação do ultimo colocado da serie em que estiver participando.
X.3 - No caso
do piloto estiver suspenso de participar de uma determinada etapa em que esteja
inscrito previamente, o piloto receberá a pontuação do último colocado menos
duas (02) posições.
Z - PROTESTO
Z.1 - Somente
será aceito o protesto por escrito e com o formulário apropriado e encaminhado
em mãos ao diretor de prova.
Z.2 - Prazos
para encaminhamento do protesto:
Z.2.1 -
Tomadas de tempo: 05 minutos após o término.
Z.2.2 - Provas
subfinais: 05 minutos após o término.
Z.2.3 - Prova
final: 05 minutos após o término.
Z.3 - Após o
final do tempo previsto, não será aceito nenhum protesto e nem reclamações por
partes dos pilotos.
AA - Premiação
AA.2 -
Premiação do Campeonato Brasileiro On Road 2012, serão premiados os 10
finalistas de cada categoria Os 5 primeiros colocados de cada categoria
receberão Troféus.
Finalizado –
Janeiro 2012.
-------------------------------FIM------------------------------
Campeonato
Brasileiro On Road 2012.
Regulamento
Tecnico Categoria 1:8 Pro e Super Stock
Procedimento
de Largada e Especificações técnicas
Categoria 1:8
Pro e Super Stock 2012
A
regulamentação técnica e o procedimento de largada do Campeonato Brasileiro é
baseada nas regras IFMAR para Campeonatos Mundiais IFMAR, com as devidas
adaptações ou exclusões necessárias para adequar as regras ao formato de
corrida do Campeonato Brasileiro.
Procedimento
de Largada
Nas tomadas de
tempo, o Diretor de Prova autorizará a largada de cada piloto nominalmente. Os
carros largarão dos boxes.
Nas demais
provas, Sub-finais e Finais, o Diretor de Prova fará uma contagem regressiva
iniciada em 10 e ao chegar a quatro os carros deverão ser colocados no chão
pelos mecânicos e estes deverão se afastar para fora da pista. Os pilotos
aguardarão o "start" do Diretor de Prova nos próximos segundos para a
largada. Os carros largarão da pista, na formação do grid.
Será permitido
apenas um mecânico no grid de largada.
Fica
terminantemente proibido levar o equipamento de start para o grid.
Na largada o
reabastecimento do carro deve ser feito fora da pista.
Se o motor do
carro desligar durante a contagem regressiva, o piloto deverá largar dos boxes.
O mecânico deve aguardar a passagem do último carro para retornar ao Box.
Solicitação de
Tempo:
Poderá ser
solicitado apenas um pedido de tempo de 10 minutos, antes das provas semifinais
e finais, para reparo de equipamento. Durante este período a pista ficará
fechada.
Este pedido
extra de tempo devera ser solicitado antes do alinhamento dos carros no grid de
largada. O Diretor de Prova informará aos pilotos que a partir de determinado
momento, os carros que tiverem problemas, deverão largar dos boxes.
O piloto que
fizer a solicitação deverá largar na última posição do grid e o seu lugar
ficará vago. Na impossibilidade, deverá largar do seu box, após a autorização
do fiscal.
Término da Sub
Final e Prova Final
Assim que o
Diretor de Prova determinar o final da prova, nenhum mecânico poderá ter acesso
ao carro. Nenhum carro entrará nos boxes, devendo o piloto parar seu carro no
grid de largada, onde o Diretor Técnico recolherá os carros dos os carros para
proceder a vistoria técnica final.
O piloto
deverá aguardar a liberação pelo diretor de prova. O piloto que retirar o carro
antes do tempo determinado será desclassificado.
Especificacoes
Tecnicas
Carros
avariados durante prova, ou tomada de tempo.
Durante a uma
prova ou tomada de tempo se alguma parte do chassi ou carroceria estiver
avariada, nao sera penalizada. Sera dado um aviso ao Piloto e a parte
danificada devera ser reparada imediatamente e na proxima vistoria se o
automodelo apresentar o mesmo problema sera penalizado.
O automodelo
que estiver abaixo do peso e volume de combustivel a maior nao e considerado
avaria
Categoria 1:8 Super Stock
1. Somente Bolhas Lynx 1:8
2. Combustivel sera fornecido pela organizacao: Tornado 25%.
3. Motores: Somente sera permitido o uso de motores modelo
Novarossi 21-3T SP2012. Os motores permitidos tem o numero de serie gravado BRA
XXX. (maximo de 2 motores). Os motores
nao podem ser modificados.
A modificação interna permitida é a troca da biela e modificação
da taxa de compressão. Abertura de Carburador livre. Modificacoes no Cabecote
do Motor sao permitidas desde que seja possivel a identificacao visual de que
se trada do modelo original do motor homologadopara o evento. O cabecote do
motor, por ficar exposto podera apresentar riscos, trincas, lixamento, ter
partes faltando e sofrer outros tipos de danos.
4. Pneus: Somente pneus de espuma. (maximo de 5 jogos de pneus)
5. Somente 1 sistema de freio é permitido.
6. Tanque de combustível: Volume maximo de 125ml.
8. Escapamento Livre.
9. Peso: Peso do carro com pronto para uso com tanque vazio é de
2425g
Os equipamentos controlados como pneus, motores, bolha e
combustivel deverao ser utlizado a partir dos treinos livres oficiais.
Especificações
técnicas Categoria 1:8 Pro.
A categoria
consiste em carros escala 1:8.
1. Somente um
(1) sistema de freio atuante é permitido.
2. Permitido
câmbio de no máximo duas (2) velocidades.
3. Todo carro
deve obrigatoriamente possuir embreagem com desengate e um sistema de freio
capaz de parar o automodelo.
4. Somente
permitido o uso de motores 3.50 cm³. Os motores devem ser refrigerados a ar,
somente 2 tempos de preparacao Livre. Nenhum tipo de indução forçado é
permitido bem como nenhum tipo de transferências ou escape com tempo variável.
É permitida somente vela de ignição. O diâmetro do carburador deve ser no
máximo de 9.00mm.
5. Capacidade
cúbica do motor deve ser de no máximo 3.5 cm³ (centímetros cúbicos)
6. Partida por
recoil opcional (permitida).
7.
Modificações internas do motor são permitidas.
Sistema de
escape:
1. Diâmetro
máximo do tubo de saída de gases: * 9.00 mm
Esta dimensão
inclui uma tolerância para levar em conta variações de fabricação de tubos
comercialmente disponíveis.
3. O tubo de
saída de gases deve ser direcionado na horizontal ou inclinado para baixo
somente.
Peso
1. Mínimo sem
combustível (transponder incluso): 2.425 gramas.
Tanque
1- A
capacidade máxima do tanque de combustível (incluindo mangueiras, filtros,
etc.): 125cc.
2 - O
equipamento de aferição do volume de combustível pode ter a tolerância de +/-
1ml.
3 - Qualquer
tanque que não passar na vistoria técnica deverá ser aferido novamente após um
período de resfriamento de 15 minutos. Este período somente será necessário em
caso de temperatura ambiente superior a 20ºC.
Obs. O tanque
poderá ser retirado do carro e aferido novamente após o período de descanso.
A bolha deverá
ser fabricada com material flexível e deverá ser devidamente pintada. Todas as
janelas devem ser totalmente transparentes sem qualquer pintura.
Aerofólio
1. Uma (1) asa
pode ser instalado e devem ser fabricados com material flexível.
2. A altura da
asa pode ser ajustável, As asas devem ser moldadas, são proibidas asas feitas
com chapa lisa ou dobrada manualmente.
Pneus
Podem ser
usados: pneu de espuma e não deverá danificar a superfície da pista. O uso de
aditivos esta liberado
Combustível:
metanol +
nitrometano + óleo. Percentual de nitrometano livre.
Somente dois
(2) servos são permitidos.Silenciador:
Silenciador do
tipo INX Box modelo aprovovado pela IFMAR. modelos: Serpent – 2000 EFRA Picco –
2002 EFRA Mugen – 2005 EFRA Novarossi Set-06 EFRA Mugen – Jan-07 EFRA Novarossi
– Dec-08 EFRA Serpent – FEB-09 EFRA Uso Obrigatório a partir de Abril/2010.
Não permitido:
1. Freio
independente nas duas ou nas quatro (4) rodas.
2.
Refrigeração líquida do motor.
3. Sistemas
hidráulicos.
4. Mais do que
dois (2) servos.
5. Câmbio com
mais de duas (2) velocidades.
6. Não é
permitido o uso de giroscópios eletrônicos.
TELEMETRIA
Não é
permitido o uso de qualquer dispositivo eletrônico, exceto os seguintes:
Dois canais do
receptor que serão usados para operar direção, acelerador e freio.E a
instalacao do Personal Transponder oficial.
Quaisquer sistemas de gravação de dados poderão ser usados somente até o final dos treinos livres.
Quaisquer sistemas de gravação de dados poderão ser usados somente até o final dos treinos livres.
O uso de
dispositivos de controle de tração, suspensão ativa e qualquer controles de
direção auxiliado por giroscópio/ sensor de força G é estritamente proibido.
São permitidos somente sensores para coleta de dados e não para ajuste da
performance do carro em movimento.
FIM